artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

A escrita quer conversar com a gente
Tainá Rios

Durante uma aula online sobre crônicas com a jornalista e mentora em escrita, Ana Holanda, eu conheci a história da ilustradora colombiana, Valentina Toro, e sua trajetória para escolher o tema da sua primeira obra literária.

Valentina desejava escrever uma saga com enredos complexos. Ela acreditava que isso chamaria mais atenção do público. Com o passar do tempo, a história foi se tornando um problema, porque quanto mais ela pensava, mais difícil a obra de tornava.

Foi nesse exato momento da história que a jornalista Ana trouxe uma reflexão para os alunos daquela sala virtual: o que é mais importante para a escrita? O silêncio tomou conta e Ana o quebrou com uma frase simples: a narração daquilo que nos atravessa.

É na contação das nossas experiências de vida que criamos crônica, poesia e até ficção.

No final da aula, eu continuei pensando na história da Valentina. E entrei na seguinte reflexão: qual a minha busca na escrita? Será que busco vivenciar experiências complexas para compartilhar nas minhas crônicas? Ou prefiro trazer relatos breves e convidar os meus leitores a apreciarem mais a beleza oculta da rotina?

A resposta está nesse texto: trazer reflexões de breve momentos vividos por mim.

Eu não busco na escrita algo enigmático, como foi o início da trajetória da ilustradora colombiana. Eu só quero compartilhar sentimentos, memórias e pensamentos. E aos poucos permitir que uma lágrima de emoção ou um sorriso de alegria apareça no rosto de quem me lê.

Querem saber como foi o final da saga da Valentina? Ela optou por desistir do enredo longo e escolheu escrever uma ficção sobre uma experiência vivida na obra infanto-juvenil As Aventuras de Violeta (2013).


02/07/2024

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "352307" no campo ao lado.
 
  

 

  Tainá Rios

Tainá Rios é jornalista, especialista em Cultura Digital e Redes Sociais e aluna do Curso Formação de Escritores pela Metamorfose. Começou a escrever ainda na adolescência, enviando cartas aos amigos e familiares. Já atuou como colunista de cotidiano e apresentadora no Diário de Viamão. Desde 2019, comando o podcast Me Conta Sua História?, disponível nas plataformas de streaming.

tainanrios@gmail.com


Colunas de Tainá Rios:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na