Personagem principal, uma difícil escolha

Cláudia de Villar

O universo que rodeia a criação de um novo livro é singular e subjetivo. O momento de colocar no papel uma nova ideia é envolvido com muitas escolhas e etapas. Ao iniciar uma nova história a ser contada, além do tema em si a ser abordado, a construção de personagens é envolvida por etapas que são, muitas vezes, assombrosas. Como descrever as personagens? E, após a escolha da descrição das personagens secundárias, como construir a personagem principal?

A construção da personagem principal perpassa por muitas inquietações. Afinal, esta personagem será a liga entre o enredo, o leitor e o escritor. Ela tem que encantar, conquistar e, acima de tudo, segurar o leitor e a obra do início ao fim. Portanto, esta personagem, mais do que principal, ela é essencial.

Entretanto, a construção desta personagem tem que estar em boa sintonia com o enredo a ser abordado, desta forma, de acordo com a escolha temática, esta personagem pode ser amorosa, forte, delicada, amada e assim por diante. Mas como não errar a mão e exagerar nas descrições e na construção de uma personagem? Uma pitada a mais de sal pode fazer desandar toda história a ser contada e colocar a nova obra no hall dos piores livros produzidos.

Algumas vezes, a personagem é idealizada de uma forma, mas acaba, por meio do enredo, sendo desconstruída e reconstruída a cada página ou a cada capítulo, dando novas formas e novos sabores à personagem. Sendo assim, é preciso estar atento a cada fervura ou a cada página.

Por fim, a produção de um livro e a escolha da temática a ser abordada está fortemente ligada à construção da personagem principal, pois é ela que dará as coordenadas e a liga entre o escritor, a historinha a ser contada e o leitor. Ou seja, no cozimento da personagem, não devemos exagerar nem no sal e nem no açúcar, pois um livro é um alimento que se come com os olhos e que se encanta com o aroma das palavras.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "310002" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela