Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Oficina de Leitura e Produção de Textos de Literatura Infantil

TURMA CONFIRMADA - últimas vagas

Presencial em Porto Alegre, RS

O curso trabalhará o gênero narrativo na literatura infantil por meio da análise de alguns textos icônicos, explorando os elementos da narrativa – narrador, espaço, tempo, personagens, enredo – e a forma como cada elemento pode ser explorado/subvertido no sentido de valorizar as questões da infância e dialogar com o leitor-criança.

Os encontros serão divididos em dois momentos: na primeira hora, discussão teórica e análise de livros de literatura infantil, inclusive com a leitura prévia de alguns textos; na segunda hora, exercícios de escrita à luz da teoria e dos livros analisados.

Duração: 8 encontros (início dia 15 de abril de 2019)

Horário: segundas-feiras à tarde (das 14h às 16h)

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: 3 x R$ 150,00 (15% de desconto à vista)


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

Por que ler para os pequenos? 
               A função da leitura literária
               A formação do leitor

O que ler para os pequenos?
              Critérios de qualidade
              Temas
              O olhar da/para a infância

Análise de livros de literatura para crianças: prosa
             Narrador
             Personagens
             Espaço 
             Tempo  
             Narrativa 
Exercícios de escrita criativa (com a participação do escritor Caio Riter)


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso

Elaine Maritza da Silveira atuou durante mais de vinte anos como professora de língua portuguesa e literatura; desde 2004 trabalha com edição de livros e nos últimos anos tem, ainda, atuado como agente literária, realizando leitura crítica e agenciando textos junto a editoras. Sua experiência no mercado editorial é reconhecida pelos vários livros premiados - Prêmio Açorianos, Finalistas do Prêmio Jabuti, Catálogo de Bolonha, Selo Altamente Recomendável FNLIJ - e pelos livros selecionados por programas de compras governamentais como PNBE (Programa Nacional Biblioteca Escolar do Governo Federal), Programa Minha Biblioteca (Belo Horizonte - MG), entre outros.

Caio Riter é escritor, professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS. Atuou como professor universitário em nível de graduação e de pós-graduação, na UFRGS, na UNIRITTER e na FAPA. Ministra oficina de criação literária e de literatura infantil. Possui mais de 50 livros publicados, recebendo alguns prêmios, tais como o 1º Barco a Vapor, Orígenes Lessa, Açorianos, AGES: Livro do Ano, Prêmio Revista Crescer, entre outras menções especiais, tais como o Catálogo de Bolonha (Itália) e o White Ravens (Alemanha), além de ter recebido o Selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, para alguns de seus livros. Possui livros traduzidos para o francês, o coreano e o espanhol. Mais informações em www.caioriter.com.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@marcelospalding.com.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780