Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Crônica de viagem, quando você é o personagem

inscrições abertas

Presencial em Porto Alegre, RS

No Jornalismo de Aventura, gênero criado pelo jornalista, escritor e fotógrafo Airton Ortiz, ele é, ao mesmo tempo, repórter e protagonista da reportagem. Ou da crônica, dependendo do gênero em que o texto for escrito.

No caso da crônica de viagem (gênero tipicamente brasileiro), tema desta oficina, você será o protagonista da crônica; isto é, além de construir uma história a partir de uma experiência real, você entrará no drama interpretando o papel principal.

Possibilidade de publicação do texto do participante em coletânea impressa sem custo adicional ao autor.

Datas: 29/01, 31/01, 05/02 e 07/02 de 2019 (terças e quintas)

Horário: das 19h às 21h30

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: 2 x R$ 145,00 ou R$ 250,00 à vista


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

O curso se dividirá em quatro aulas:

a) Primeira parte
Aula teórica sobre o mundo contemporâneo, sua expressão artística, a literatura e os conceitos de como escrever um texto com clareza, precisão e beleza estética sem perder o foco na história que se deseja contar.

b) Segunda parte
Redação de um texto com cinquenta linhas sobre uma viagem imaginária ? ou não ? feita por cada aluno, com auxílio do professor.

c) Terceira parte
Correção do texto de forma individualizada

d) Quarta parte
Correção dos novos textos em conjunto com todos os alunos, em sala de aula, observando os detalhes adequados e revisando os inadequados. Este exercício se fará sem que se saiba o autor de cada texto, pois no final ele resultará em uma criação coletiva.


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Airton Ortiz é criador do gênero Jornalismo de Aventura, explorador, aventureiro e fotógrafo. Escritor profissional, tem vinte livros publicados (mais participação em outros dois, juvenis, escritos em parceria com mais cinco autores) e jornalista free-lancer, especializado em reportagens internacionais sobre a natureza selvagem. É comentarista do programa Galpão do Nativismo, revista cultural especializada na cultura regionalista do Rio Grande do Sul veiculada pela rádio Gaúcha, de Porto Alegre, todos os domingos pela manhã. O gosto pela literatura de viagem o levou a conhecer meio mundo, sempre caçando aventuras, em especial as que pudesse transformar em boas histórias para relatar aos seus leitores.

Seus livros são motivo de teses de diversos estudantes, em muitas faculdades de Jornalismo no Brasil, tendo ele ter criado o gênero Jornalismo de Aventura, onde o repórter é, ao mesmo tempo, repórter e protagonista da reportagem. Focando mais na emoção do que na informação, o gênero o ajudou a ser um dos autores mais vendidos no Brasil. Segundo o crítico Affonso Romano de Santana Airton Ortiz recriou a literatura de viagem no Brasil. Pertence à Academia Rio-grandense de Letras e já foi patrono em 20 feiras de livros; sendo que em 2014 foi eleito patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Alguns países visitados

África do Sul, Albânia, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Belize, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Camboja, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Palestinos, Estados Unidos, Estônia, Etiópia, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Jordânia, Holanda, Honduras, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Laos, Luxemburgo, Macedônia, México, Montenegro, Moçambique, Nepal, Nicarágua, Noruega, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Suazilândia, Sérvia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Tanzânia, Tibete, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Vaticano, Venezuela, Vietnã

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@metamorfosecursos.com.br.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780