Personagem principal, uma difícil escolha

por Cláudia de Villar

O universo que rodeia a criação de um novo livro é singular e subjetivo. O momento de colocar no papel uma nova ideia é envolvido com muitas escolhas e etapas. Ao iniciar uma nova história a ser contada, além do tema em si a ser abordado, a construção de personagens é envolvida por etapas que são, muitas vezes, assombrosas. Como descrever as personagens? E, após a escolha da descrição das personagens secundárias, como construir a personagem principal?

A construção da personagem principal perpassa por muitas inquietações. Afinal, esta personagem será a liga entre o enredo, o leitor e o escritor. Ela tem que encantar, conquistar e, acima de tudo, segurar o leitor e a obra do início ao fim. Portanto, esta personagem, mais do que principal, ela é essencial.

Entretanto, a construção desta personagem tem que estar em boa sintonia com o enredo a ser abordado, desta forma, de acordo com a escolha temática, esta personagem pode ser amorosa, forte, delicada, amada e assim por diante. Mas como não errar a mão e exagerar nas descrições e na construção de uma personagem? Uma pitada a mais de sal pode fazer desandar toda história a ser contada e colocar a nova obra no hall dos piores livros produzidos.

Algumas vezes, a personagem é idealizada de uma forma, mas acaba, por meio do enredo, sendo desconstruída e reconstruída a cada página ou a cada capítulo, dando novas formas e novos sabores à personagem. Sendo assim, é preciso estar atento a cada fervura ou a cada página.

Por fim, a produção de um livro e a escolha da temática a ser abordada está fortemente ligada à construção da personagem principal, pois é ela que dará as coordenadas e a liga entre o escritor, a historinha a ser contada e o leitor. Ou seja, no cozimento da personagem, não devemos exagerar nem no sal e nem no açúcar, pois um livro é um alimento que se come com os olhos e que se encanta com o aroma das palavras.

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "194512" no campo.
  

 

Voltar