artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Vinho tinto e negras
Sérgio Napp

Todos sabem, o depressivo-sonhador é uma pessoa para quem a cultura tem um valor inestimável. Principalmente a literatura.

Ao ler determinados livros, que, de uma forma ou outra, o deixam empolgados, o depressivo-sonhador entrega-se a um estado de letargia intelectual. Neles encontra o que desejou sem nunca conseguir.

Cita Paul Auster e Ian McEwan, mas poderia citar outros tantos. Autores que atingem a boca do estômago (do depressivo-sonhador, bem entendido) sem demonstrar ser este o objetivo para o qual escrevem. Autores que desnudam o interior dos personagens e de seu entorno e fazem com que, de uma forma ou de outra, nada é o que parece; o simples se torna profundo; o detalhe assume a dimensão que transforma o parágrafo, a página, o capítulo, o livro, a vida.

O depressivo-sonhador sente-se pequeno diante da avalanche de emoções que estes autores lhe provocam. Não dorme, não se alimenta, não se satisfaz. Ente perdido no torvelinho de suas incertezas.

Certo, o depressivo-sonhador não encontra ninguém, ao seu redor, com esta força. Isto não o consola. Não é porque outros não atinjam o nirvana que ele se sinta compensado. A não ser o Nobel de literatura o resto é perfumaria, filosofa o depressivo-sonhador em sua assumida modéstia. Saliente-se: o depressivo-sonhador não é um invejoso de carteirinha. Sente inveja, sim, mas uma inveja azul, segundo definição da Ivete Brandalise.

Ao mesmo tempo, paradoxo, o depressivo-sonhador não desiste de investigar as palavras. Agora mesmo foi convidado a participar de uma antologia de contos eróticos. Aceitou. Imediatamente o tema abriu-se diante de seu coração: um indivíduo que ama vinho tinto e negras, qualquer que seja a ordem. Ambos, negras e vinho tinto, são voluptuosos. Imagina descrever o sentimento intenso deste homem que faz de suas preferências a sua razão. Chegar ao seu âmago. Ao profundo de seu interior. Trazer de lá a chama, o mistério, o paradoxo de suas intenções. A revelação do tema e dos instintos do personagem.

Desiste. Não terá condições de aprofundar-se como seus escritores prediletos o fariam caso o tema lhes fosse proposto.

Escreverá o conto, sem dúvida, altamente erótico como lhe pedem. Será apenas mais uma história e não a história como ele gostaria.

O depressivo-sonhador contenta-se em lamber as bordas enquanto sonha com o recheio.

13/03/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "304009" no campo ao lado.
 
  

 

  Sérgio Napp

Sergio Napp, nascido em Giruá/RS em 03.07.39, é engenheiro civil, escritor e letrista. Premiado em festivais de música no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, tem mais de cem trabalhos gravados por artistas locais, nacionais e internacionais, sendo autor de um dos clássicos do regionalismo gaúcho, Desgarrados, em parceria com Mário Bárbara. Foi Diretor da Casa de Cultura Mario Quintana entre 1987/1991, 1997/1998 e 2003/2007, tendo coordenado a equipe responsável pela reciclagem do Majestic Hotel em Casa de Cultura Mario Quintana.

sergionapp@terra.com.br
www.sergionapp.com


Colunas de Sérgio Napp:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações