artistasgauchos












Reflexão

Paixão & Raiva são festivas
Carol Canabarro

Apesar de não ser leitora afinca de poesia - a maioria dos livros desse gênero em minha estante foram presenteados - aceitei o desafio de resenhar Paixão & Raiva são festivas, obra de João Catraio Aguiar. Os motivos? Explico.

De antemão, gosto de desafios e, depois, por ser o livro de estreia do autor na temática, o que nos faz dois aventureiros (cada qual a sua maneira) na área, me concede licença poética (!) para eventuais gafes.

Antes de escrever uma linha sobre a obra, reli-a três vezes. Não por falta de compreensão na primeira leitura, mas porque tenho o palpite de que a poesia depende tanto do estado em que se encontra o leitor, como da aptidão do escritor. E eu não queria perder nada. Sem surpresa, ganhei três vezes.

Ao longo dos 36 poemas, João nos navega por uma festa de emoções milimetricamente decorada. As múltiplas áreas de conhecimento de domínio do autor ficam evidentes nas bem pontuadas referências e homenagens. Erudito sem ser petulante, João nos mostra que quanto maior a vivência do receptor, mais profundo se torna o poema.

Não raro, interrompi deliberadamente a leitura para pesquisar o significado de certas palavras e, assim, enriquecer meu vocabulário. Quem não gostaria de saber a tradução de "Hic sunt Baumones, hic sunt Freudones. Hic non est ataraxia"? Aposto que, como eu, você irá se surpreender.

No baile de Paixão & Raiva são festivas, João abre a pista celebrando a grandiosidade do Universo e (de minha interpretação) segue desvelando a transformação da humanidade em humanidade, passando pelo momento em que "Cronos a concreta" e, no brinde final, nos acalenta afirmando que "a poesia nunca acaba".

Embebidos de amor, como não poderiam deixar de ser, os poemas de João nos fazem refletir sobre a nossa existência e nossos sentimentos sem ser piegas, com frases capazes de nos fazer crer que "Somos utopia realizada".

Versos como "a dor da distância nunca é maior que a força do encontro", "você é a maior vitória, antes da própria luta" e "Cada um finge uma santidade inexistente, sem pedir perdão por se trair", João mostra a recompensa das décadas dedicadas à caça de palavras precisas - é poeta desde os dez.

Dentre as poesias, destaco Sexoaplicativosexo-aplicativo, Movimento cardíaco e, claro, G., em que o autor encontra o ponto certo (sic).

Para assíduos ou novatos em festas poéticas, Paixão & Raiva são festivas, tenho certeza, é um grande evento. Digno de virar bebida, se não alcóolica, um subversivo café gelado, feito um bom frapê.

João Catraio Aguiar é psicanalista e hipnoterapeuta. Sociólogo com Mestrado em Relações Internacionais e Doutorado em Ciência Política. Autor de "Paixão e Raiva são Festivas", livro de poesias, escrito enquanto era aluno do curso da Metamorfose; também escreveu alguns contos e cinco livros acadêmicos.


03/11/2024

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "484308" no campo ao lado.
 
  

 

  Carol Canabarro

Carol Canabarro apaixonada por literatura e animais. Foi atleta, garçonete, especuladora financeira e professora. Morreu duas vezes, ressuscitou em ambas. Hoje é escritora em construção do curso de Escrita Criativa da Metamorfose e escrava de três gatos.

carolinecanabarro@gmail.com
carolcanabarro.com.br/


Colunas de Carol Canabarro:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Projeto desenvolvido pela Metamorfose Cursos e Editora - contato@metamorfosecursos.com.br






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações