Entrevista com Isabel de Castro, Curadora Geral da segunda edição da Bienal B
Gaby Benedyct - Muita gente já conhece, mas pra quem não conhece, o que é Bienal B?
Isabel de Castro - Paralela à Bienal do Mercosul, a 2º Bienal B é a re-edição de uma mobilização independente de artistas e agentes de arte, que buscará mapear o campo artístico local, promovendo articulação e sustentabilidade à produção regional, através de várias exposições simultâneas pela cidade de Porto Alegre e um site portal, entre 15 de setembro data da inauguração solene no Moinhos Shopping que será o Espaço Convergente de artistas e informações, até 10 de novembro. Para os artistas, será uma forma de ganhar visibilidade, ampliar seu público e consequentemente sua rede de contatos, além de ser um grande exercício de qualificação profissional. Em 2009, com uma proposta ligeiramente diferente da primeira edição, mas igualmente motivada pela união e colaboração de todos para fortificar este sistema, o evento tem como prioridade dar visibilidade aos artistas profissionais, estabelecendo um roteiro artístico permanente na cidade, com maior infra-estrutura de relacionamento com o público.
Gaby Benedyct - Quem pode se inscrever?
Isabel de Castro - Para as exposições, na edição de 2009, as inscrições deverão ser feitas até dia 10 de julho, em grupos coletivos com 3 artistas no mínimo. Cada grupo deve formular um conceito comum para sua exposição, contatar um espaço expositivo, colocar tudo no papel, conforme instruções e formulário disponível no site www.bienalb.org e encaminhar para a secretaria da Bienal B - Rua Garibaldi, 872 – Bairro Independência, entre 18h as 20h, de terças a sábados. Assim como na proposta expositiva, o local da exposição do grupo deve ser agendado, organizado e produzido pelos próprios artistas.
Gaby Benedyct - Esse processo não burocratiza as inscrições?
Isabel de Castro - Pelo contrário, qualifica, pois quem quer ser artista profissional, em nosso mercado local, no mínimo deve saber organizar sua própria exposição. Por exemplo: se você pretende realizar uma exposição com seus colegas no segundo semestre, pronto e facinho, já tem um projeto expositivo para se inscrever. Se não estava pensando nisso, acho que deveria, pois a Bienal B é uma grande oportunidade grátis de conseguir visibilidade para a produção do artista com o aval de um grande evento de arte e ainda com a possibilidade de pessoas importantes que estarão circulando por aqui em função da Bienal do Mercosul, virem a conhecê-lo por estar participando da Bienal B. É importante ter em mente que montar um projeto de inscrição para a Bienal B deixa o grupo prontinho pra colocar esse projeto em vários outros editais, porque o que estamos pedindo para sua inscrição é igualzinho ao que vários outros editais pedem, logo, o artista e seu grupo tem uma excelente oportunidade de construir uma identidade profissional para as várias outras oportunidades que aparecerão e que fazem parte da vida profissional do artista contemporâneo.
Gaby Benedyct - Então não existe mais inscrição individual?
Isabel de Castro - Pelo contrário, temos uma excelente oportunidade de participação pelo site, onde basta se cadastrar "on line" e o artista já está participando de um portal de informações sobre artistas, que não é qualquer portal, mas um organismo vivo que busca mostrar a produção de artes DAQUI, integrado à promoção de um evento expositivo e efervescente com várias outras ações de confraternização e visibilidade paralelos, onde todos que participam recebem atenção, seja só pelo site ou formando seu grupo expositivo.
Gaby Benedyct - E nesta próxima edição haverá curadoria?
Isabel de Castro - Sim, a banca de curadoria é formada pela Curadora Geral da Bienal B e Mestre em Artes, Isabel de Castro e das Curadoras convidadas as também Mestres, Amélia Brandelli e Adriane Hernandez, com o objetivo verificar que as exposições façam parte do campo profissionalizado das artes visuais e tenham unidade conceitual entre seus participantes. Também não tem mistério, busca-se apenas qualificar as exposições no sentido de estarem adequadas a realidade profissional do campo da arte.
Gaby Benedyct - Mas o que os artistas vão ganhar com isso afinal?
Isabel de Castro - Ganha muito! Ganha valor próprio, inserção num sistema de arte renovado, jovem, e que aos poucos está crescendo e sabendo articular alternativas para o desenvolvimento de sustentabilidade para a produção local. Ele ganha a oportunidade de ajudar a aumentar a força de promoção do seu/NOSSO Mercado de Arte, o mesmo mercado que o artista local hoje quer que se desenvolva para consumir/comprar sua arte e por isso participar é importante para fortalecer esse sistema. Não se trata apenas de uma exposição para colocar no currículo, é muito mais além... é ajudar a construir vitrines de nossa produção, para darmos valor aos nossos recursos artísticos locais e para, aos poucos, desenvolvermos um mercado que irá consumir estes artistas daqui, ao invés de estarmos sempre na dependência de sistemas de arte que não valorizam nossa produção.
Gaby Benedyct - E se na hora de se inscrever o artista ou o grupo tiver dúvidas?
Isabel de Castro - Não tem problema, basta entrar em contato pelo site, que ajudamos a resolver qualquer dúvida, ou mesmo na secretaria do evento
Endereço da Secretaria da 2º Bienal B:
Farol – Observatório de Arte
Rua Garibaldi, 872 – Bairro Independência
- CEP 90.035-051
Horário de atendimento: das 18h as 20h, de terças a sábados.
Gaby Benedyct - Algo mais que você gostaria de dizer?
Isabel de Castro - Fica um obrigado pela oportunidade de divulgação e o convite para mostrarmos ao mundo nossa força criativa: Inscreva-se na Bienal B, até 10 de julho!
Quais os espaços ainda disponÃveis para exposições dos grupos de artistas que pretendem participar da BienalB?Grata.
ana homrich, poa/rs 01/07/2009 - 20:09
Preencha os campos abaixo.